banner5

Libras pode ser reconhecida como patrimônio linguístico do Brasil

 

 

A Língua Brasileira de Sinais pode ser reconhecida pelo Estado como um patrimônio linguístico e cultural do Brasil. Isso porque está na última fase do processo para inclusão da Libras no Inventário Nacional de Diversidade Linguística.
 
A consulta pública sobre o tema foi finalizada e agora falta apenas a decisão da Comissão Técnica responsável. Os primeiros registros da existência da Língua Brasileira de Sinais são do período do Império, no século XIX, e, agora, a Libras pode, finalmente, ser formalizada como uma língua nacional.
 
A professora Ronice Muller, da Universidade Federal de Santa Catarina, uma das pesquisadoras responsáveis por criar o inventário da língua de sinais, argumenta que, ao se formalizar o reconhecimento da Libras, é possível avançar na criação de políticas públicas para comunidade surda do Brasil.
 
Segundo a especialista, o inventário da Libras ainda tem estimulado a pesquisa sobre o tema.
 
Estima-se que, atualmente, 2 milhões de brasileiros usam a Libras no país. A língua tem um caráter nacional, apesar de apresentar variações entre as diferentes regiões do Brasil
Compartilhe:

Deixe um comentário