banner5

Classe média poderá repetir 2020 e definir adversário de Marília no 2º turno

foto:Brsailescola

 
 
A eleição para governador de Pernambuco deverá ser definida em dois turnos, pelo menos é o que apontou a pesquisa IPESPE/Folha de Pernambuco divulgada no último dia 12, em que Marília Arraes (Solidariedade) lidera com 35% das intenções de voto. Na segunda colocação, um empate técnico entre Anderson Ferreira (PL), com 13%, Raquel Lyra (PSDB), com 12%, Danilo Cabral (PSB), com 12%, e Miguel Coelho (UB), com 10%.
 
Esses números mostram um quadro totalmente embolado que poderá ser definido no detalhe, e assim como aconteceu em 2020 quando a classe média foi determinante para garantir a vitória de João Campos (PSB) no segundo turno, poderá ter novamente um papel imprescindível para enviar o adversário de Marília para a segunda etapa.
 
Anderson Ferreira, numericamente à frente, contará com o eleitorado de Jair Bolsonaro de classe média para lhe levar ao segundo turno, ele consegue penetrar no bolsonarista raiz, mas precisará conquistar o outro tipo de eleitor de Bolsonaro que é mais moderado e refratário ao PT. Raquel Lyra, por sua vez, consegue ter um eleitorado cativo no agreste, que vem lhe conferindo números representativos na disputa, cabendo a ela crescer no Recife neste eleitorado de centro-direita e conta com o apoio de nomes representativos como Daniel Coelho, Priscila Krause e Armando Monteiro, todos com boa inserção na classe média recifense para poder lhe carimbar no segundo turno.
 
Miguel Coelho e Danilo Cabral também têm o mesmo desafio, o primeiro precisará se inserir nesta fatia do eleitorado que ainda lhe desconhece para poder lhe dar condições de crescimento na reta final, enquanto Danilo precisará buscar o eleitor de classe média mais à esquerda que tenha restrições a Marília Arraes. Apesar deste segmento ser considerado pequeno, numa eleição extremamente apertada e atípica como a que estamos vivenciando, um posicionamento mais homogêneo deste segmento da sociedade poderá desempenhar um papel representativo para o desenho do segundo turno e consequentemente daquele que vier a ser eleito no dia 30 de outubro.
 
Do Edmar Lyra
Compartilhe:

Deixe um comentário