Prova de vida: INSS suspende bloqueios de pagamento para aposentados e pensionistas por seis meses.

Suspensão dos bloqueios é válida a partir de 1 de janeiro
Suspensão dos bloqueios é válida a partir de 1 de janeiro – Marcello Casal Jr

Medida já está valendo e visa garantir tranquilidade aos beneficiários enquanto o INSS continua cruzamento de dados para comprovação de vida.

Ministério da Previdência Social publicou, nesta sexta-feira (17), uma portaria que suspende, por seis meses, os bloqueios de pagamento de aposentados e pensionistas que não realizaram a prova de vida. A medida vale a partir de 1º de janeiro de 2025 e pode ser prorrogada por mais seis meses.

prova de vida é o procedimento necessário para comprovar que o beneficiário continua vivo, garantindo o recebimento dos benefícios.

O próprio INSS faz a verificação

Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) reforçou que não há necessidade de os aposentados e pensionistas se deslocarem até uma agência para realizar o procedimento, já que a responsabilidade de comprovar a veracidade das informações agora é do próprio INSS.

Desde 2023, a responsabilidade de comprovar a continuidade da vida do beneficiário passou a ser do INSS, e não mais do segurado, como acontecia anteriormente. O Instituto faz cruzamento de dados com outros órgãos governamentais para fazer a verificação.

Em 2024, de 36,9 milhões de pessoas elegíveis à prova de vida, 34,6 milhões tiveram seus dados atualizados até 23 de dezembro por meio dessa tecnologia.

Alerta para golpes

O INSS também alertou os beneficiários sobre golpes. Golpistas têm se aproveitado da situação para aplicar fraudes, abordando vítimas presencialmente ou por meios digitais, com o objetivo de roubar dados e realizar empréstimos fraudulentos.

Em casos de dúvida, os beneficiários podem ligar gratuitamente para a Central de Atendimento 135 para confirmar a identidade do suposto servidor. Os casos de tentativa de golpe serão encaminhados à Polícia Federal para apuração.

O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, reforçou a importância de buscar informações por meio dos canais oficiais do instituto:

“Nossas medidas, como revisão, prova de vida, ou qualquer alteração que impacte a vida de segurados e beneficiários, são divulgadas na página oficial e nas redes sociais oficiais do INSS. Nosso compromisso é com a transparência das nossas ações”, disse.

Por: JC

Compartilhe:

Deixe um comentário