Pesquisa do Instituto Badra: João tem 44% e Raquel, 41%

Uma nova pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Badra aponta liderança do ex-prefeito do Recife e presidente nacional do PSB, João Campos, na disputa pelo Governo de Pernambuco. No principal cenário estimulado do levantamento, o socialista aparece com 44,2% das intenções de voto, enquanto a governadora Raquel Lyra (PSD) registra 41,1%, uma diferença de três pontos percentuais. Como a margem de erro é de 3%, o quadro configura empate técnico.

Esta é a primeira rodada da pesquisa Badra sobre a sucessão estadual de 2026 e revela uma disputa concentrada nos dois principais nomes do cenário político pernambucano. Além deles, Anderson Ferreira soma 6% das intenções de voto e Ivan Moraes aparece com 0,8%.

Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, João Campos também lidera, com 29,3% das citações. Raquel Lyra aparece em segundo lugar, com 22,7%. O levantamento mostra ainda que 12,4% dos eleitores não souberam responder e 11,4% declararam intenção de votar em branco ou anular o voto.

Outro dado relevante é o grau de consolidação das preferências eleitorais. Entre os entrevistados que declararam voto em algum candidato, 70,5% afirmaram que sua decisão já é definitiva, enquanto apenas 23% disseram que ainda podem mudar de escolha até a eleição. O resultado sugere um cenário de forte cristalização das preferências e reduzido espaço para grandes deslocamentos eleitorais no curto prazo.

A pesquisa também mediu a rejeição dos possíveis candidatos ao governo. Anderson Ferreira lidera esse indicador, com 29,2%. João Campos e Raquel Lyra aparecem praticamente empatados, com 22,8% e 22,7%, respectivamente.

O levantamento foi realizado entre os dias 2 e 6 de junho de 2026, com 1.500 eleitores de 13 municípios pernambucanos. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. Registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número PE-02486/2026, a pesquisa oferece um retrato inicial da corrida sucessória no estado e aponta uma eleição marcada pela polarização entre João Campos e Raquel Lyra.

Do Brasil 247

UTI Neurológica do Hospital da Restauração funciona com apenas 1/3 dos leitos, diz Cremepe

A constatação do funcionamento reduzido dos leitos da UTI Neurológica do HR acontece quase três meses após o setor receber nove novos leitos, entregues pelo Governo do Estado. 

/Foto: Rafael Vieira / DP Fotos
A constatação do funcionamento reduzido dos leitos da UTI Neurológica do HR acontece quase três meses após o setor receber nove novos leitos, entregues pelo Governo do Estado. (Foto: Rafael Vieira / DP Fotos)

Fiscalização Cremepe, realizada na última quinta-feira (04), constatou que a UTI Neurológica do HR estava funcionando com apenas 10 leitos; o setor teria estrutura física preparada para atender até 30 pacientes simultaneamente

Uma fiscalização do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) identificou que a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neurológica do Hospital da Restauração (HR), localizado no bairro do Derby, área central do Recife, está funcionando com apenas 1/3 de sua capacidade.

Durante a fiscalização, feita na última quinta-feira (04), o Cremepe constatou que a UTI Neurológica estava funcionando com apenas 10 leitos. Ainda segundo o conselho, o setor possui estrutura física preparada para atender até 30 pacientes simultaneamente.

Conforme o Cremepe, a gestão do HR informou durante a fiscalização que os 20 leitos restantes ainda não foram ativados devido à necessidade de complementação das equipes assistenciais e da escala médica.

Além disso, segundo o Cremepe, o HR também informou que a ampliação da operação depende da composição adequada dos profissionais necessários para garantir a segurança e a qualidade da assistência prestada aos pacientes.

A constatação do funcionamento reduzido dos leitos da UTI Neurológica acontece quase três meses após o setor ser reformado e receber nove novos leitos, entregues pelo Governo do Estado.

“O Cremepe reforça que o Hospital da Restauração é uma unidade de alta complexidade, de fundamental importância para a rede de assistência aos usuários do SUS, sendo os leitos de terapia intensiva indispensáveis para a segurança e a adequada prestação do cuidado”, ressaltou o conselheiro do Cremepe, Sérgio Palma.

Ainda de acordo com o conselho, todas as informações coletadas durante a fiscalização foram formalmente encaminhadas à Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) para conhecimento e providências cabíveis, mas que, até o momento, segundo o Cremepe, a pasta não se manifestou oficialmente sobre os apontamentos apresentados.

A reportagem do Diario de Pernambuco procurou o HR para se posicionar sobre a situação constatada na fiscalização, mas também não obteve retorno até a publicação desta matéria.

Por Bartô Leonel

Governadora Raquel Lyra comanda formatura e entrega 182 novos oficiais da PMPE para reforçar segurança pública de Pernambuco

https://zulenealves.com.br/wp-content/uploads/2026/06/44-768x512.jpg
Em mais um passo importante para o fortalecimento da segurança pública de Pernambuco, a governadora Raquel Lyra comandou, nesta segunda-feira (8), a formatura de 182 novos oficiais da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE). A turma, composta de 142 homens e 40 mulheres, passa a reforçar os batalhões em toda a Região Metropolitana do Recife, a partir de 15 junho. A formatura do Curso de Formação de Oficiais (CFO), marcou um avanço no recompletamento do efetivo da corporação, garantindo a segurança da população pernambucana.
“Hoje entregamos, após 12 meses de formação, 182 novos oficiais para a Polícia Militar de Pernambuco. Eles se somam aos mais de 6.500 profissionais das forças de segurança já nomeados desde janeiro de 2023. Vivemos o melhor momento da nossa história na redução dos crimes violentos, das mortes e dos roubos, mas sabemos que ainda há muito a avançar. Por isso, estamos fazendo o maior investimento da história da segurança pública de Pernambuco, com mais de R$ 2 bilhões aplicados em equipamentos, estrutura e na formação de novos policiais, bombeiros e policiais civis”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.
A cerimônia aconteceu no Quartel do Comando Geral (QCG), no bairro do Derby, no Recife. Agora aspirantes a oficial, eles deverão alcançar o posto de 2º tenente em seis meses, assumindo funções de comando e gestão em áreas operacionais e administrativas.
“Mais um dia de festa para a segurança pública em Pernambuco. É a recomposição do efetivo sendo feita de maneira sucessiva. São investimentos concretos e que estão se tornando realidade para o povo pernambucano. O efetivo que vem chegando só nos dá uma perspectiva de melhora na segurança pública em Pernambuco”, destacou Alessandro Carvalho, secretário de Defesa Social de Pernambuco.
Durante a solenidade, os novos oficiais receberam a espada, um símbolo da carreira, e devolveram o espadim, marcando o encerramento do ciclo formativo. O gesto reforça o compromisso com a disciplina militar, a hierarquia e a defesa da sociedade pernambucana.
O comandante-geral da PMPE, coronel Ivanildo Torres, destacou o impacto da formação. “Hoje é um momento importante, é um momento festivo e de continuação de entregas. Hoje, mais 182 novos policiais militares chegam para liderar nossa instituição. Essa formatura consolida a gestão e liderança da Polícia Militar de Pernambuco. Ao total, nós vamos ter uma entrega de 520 novos oficiais para os futuros 35 anos da corporação”, afirmou.
O primeiro colocado do CFO, o aspirante a oficial Gustavo Maciel, de 26 anos, natural de Arcoverde, no Sertão do Moxotó, destacou a emoção do momento. “Eu tenho a Polícia Militar no meu sangue e no meu coração desde os 16 anos. Para mim, é uma vitória o dia de hoje, uma conquista muito grande. Sou orgulhoso em poder servir à bicentenária Polícia Militar de Pernambuco”, disse.
A nomeação dos novos oficiais da Polícia Militar integra o Programa Juntos pela Segurança, que destina R$ 2,3 bilhões à segurança pública de Pernambuco. Além dos novos oficiais, uma terceira turma está prevista para ser formada até o fim deste ano, todas provenientes do concurso unificado de 2023, que prevê a inserção de mais de 7 mil novos servidores para as operativas da SDS até 2026.
Presente na solenidade, o deputado federal Túlio Gadêlha, ressaltou a importância da formatura para a segurança da população. “O Governo de Pernambuco cuida do povo. Com essa formatura de hoje, o povo do nosso Estado recebe profissionais qualificados e prontos para estar na rua, cuidando da nossa população”, frisou.
Estiveram presentes o deputado federal Mendonça Filho; os deputados estaduais Renato Antunes e Jarbas Filho; os secretários estaduais Roberto Asfora Filho (Turismo e Lazer), Ana Maraíza (Administração) e coronel Hercílio Mamede (Casa Militar). Também participaram o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, coronel Eduardo Araripe; o delegado-geral da Polícia Civil de Pernambuco, Felipe Monteiro; e o gerente-geral da Polícia Científica, Wagner Bezerra.
Fotos: Hesíodo Góes/Secom

Raquel Lyra comanda formação de oficiais da PMPE e entrega mais 40 ônibus na RMR nesta segunda (8)

Governadora Raquel Lyra com oficial da PMPE

Nesta segunda-feira, 8 de junho, a governadora Raquel Lyra (PSD), vai entregar mais 40 novos ônibus, reforçando o sistema viário da Região Metropolitana do Recife, somando 80 novos coletivos entregues somente neste ano.

À tarde, a chefe do Executivo Estadual comanda a solenidade de conclusão da segunda turma do Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE). Após 12 meses de preparação, mais 182 homens e mulheres assumirão o posto de aspirante a oficial. Ao todo, a atual gestão estadual já incorporou quase 7 mil profissionais da segurança pública, entre policiais civis, militares, penais, científicos e bombeiros.

Segurança

A governadora Raquel Lyra entregou, na última sexta-feira, 5 de junho, novos veículos e equipamentos para as Polícias Militar e Civil, além do Corpo de Bombeiros. Com investimento superior a R$ 37 milhões, o pacote inclui viaturas, armamentos e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

As forças de segurança da Secretaria de Defesa Social (SDS) passam a contar com mais de 5,6 mil novas armas, entre pistolas e fuzis, e 1,1 mil novos EPIs, além de 90 viaturas. Com esta entrega, as corporações ampliam a capacidade operacional no enfrentamento à violência dentro do programa Juntos pela Segurança. A vice-governadora Priscila Krause participou da solenidade no Palácio do Campo das Princesas.

“Hoje entregamos importantes equipamentos para nossas polícias, como viaturas para o Corpo de Bombeiros, os microônibus para poder levar as tropas da Polícia Militar e Polícia Civil, viaturas novas sendo trocadas. Além disso, entregamos hoje novos armamentos, como fuzis que o Estado de Pernambuco nunca tinha comprado, de altíssima geração. Temos trabalhado de maneira intensa no recompletamento dos nossos quadros, que já contabilizam mais de 6 mil profissionais contratados de policiais penais, Polícia Científica, Polícia Militar, Bombeiro Militar, Polícia Civil e melhores condições para que eles possam prestar o melhor serviço possível com segurança, protegendo as suas vidas e garantindo conforto a eles. O investimento não vai parar”, disse a governadora Raquel Lyra.

Para o reaparelhamento das operativas da Secretaria de Defesa Social (SDS), o Governo do Estado tem realizado aportes expressivos. Entre as viaturas, foram entregues 70 unidades do tipo SUV locadas para a Polícia Militar (PMPE), integrando a renovação da frota operacional das forças de segurança, que prevê a substituição de 1.118 unidades.

Disputa pelo Senado esquenta em Pernambuco

Senado Federal

Com duas vagas abertas para a próxima legislatura do Senado, a disputa começa a esquentar com a proximidade das convenções partidárias, previstas para começarem no dia 20 de julho e encerrarem no dia 5 de agosto. Do lado dos aliados da governadora Raquel Lyra (PSD), os espaços seguem abertos e a corrida pelos espaços foi intensificada na última semana. Enquanto isso, a Frente Popular já definiu os nomes do senador Humberto Costa (PT) e da ex-deputada Marília Arraes (PDT) como companheiros da chapa do pré-candidato ao governo, João Campos (PSB).

Nos corredores do Palácio das Princesas, quatro pré-candidatos disputam as vagas: o senador Fernando Dueire (PSD), os deputados federais Eduardo da Fonte (PP) e Túlio Gadêlha (PSD), além do ex-prefeito Miguel Coelho (União Brasil). Enquanto a definição dos nomes não aparece, os interessados deixam claro que a escolha ficará sob responsabilidade da governadora Raquel Lyra, que tem dito repetidamente que ainda não é o tempo certo para tal decisão.

Estratégia

Em agenda nesta sexta-feira (5), a governadora repetiu que seu foco segue nas entregas administrativas e que questões eleitorais vão seguir o prazo da legislação eleitoral. “Se cuidarmos da eleição e descuidarmos do serviço, perdemos o prumo de fazer de Pernambuco um estado cada vez mais seguro”, afirmou. Na mesma linha da chefe do Executivo estadual, Fernando Dueire destacou que a definição será feita no prazo eleitoral e defendeu a estratégia da aliada. “Nós temos um calendário e tudo será decidido de forma efetiva sob a liderança dela”, continuou.

Um aliado de peso na definição da governadora também será a federação União Progressista. Nesta semana, líderes do projeto se manifestaram após Miguel Coelho admitir a possibilidade de lançar uma candidatura avulso ao Senado. Em reação, progressistas se manifestaram contra a proposta. A defesa da tese foi mantida por Miguel. “Se não houver a possibilidade, que haja a chance de termos candidaturas independentes”, disse, em entrevista à Rádio TMC, nesta sexta-feira (5).

Em meio ao impasse, um movimento chamou atenção na base da governadora. Túlio Gadêlha e Eduardo da Fonte participariam de reunião da Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional (Codeam) em Garanhuns, na última sexta-feira. O ato foi visto como sinalização de uma dobradinha. Contudo, Gadêlha acabou não participando do evento. Sem a presença do pessedista, Da Fonte recebeu no ato manifestações de apoio de lideranças do Agreste Meridional.

Aliança

Com a chapa da Frente Popular definida, Marília Arraes e Humberto Costa costumam ser presenças constantes ao lado de João Campos nas agendas pelo interior. A estratégia das lideranças está explícita nas ruas e nas redes: passar a mensagem ao eleitor de que ele deve fechar voto em todos os nomes da chapa. Neste projeto, o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é fundamental.

Leia mais

Em Tamandaré, João Campos destaca duplicação da PE-60 como estratégica para a Mata Sul

Pré-candidato a governador foi recebido pelo prefeito Carrapicho em agenda de entregas para a saúde e a agricultura no município

Foto: Edson Holanda

TAMANDARÉ – O pré-candidato a governador João Campos (PSB) declarou, nesta quinta-feira (4), que a duplicação da PE-60 é um “sonho que não pode mais ser adiado” pelo caráter estratégico que a rodovia tem para a Mata Sul de Pernambuco. A afirmação foi feita durante agenda cumprida em Tamandaré ao lado do prefeito Carrapicho (Republicanos) e outras lideranças. Na ocasião, em parceria com o Governo Federal, a prefeitura entregou veículos para reforçar ações na saúde e na assistência ao produtor rural, além da pavimentação de nove ruas da cidade.

“A gente chega aqui muito animado, porque a gente sabe que Tamandaré tem um prefeito que é um homem do povo, que é um homem que cuida dessa terra, mas eu posso dizer a vocês que, muito mais do que animado com o presente, eu estou animado com o futuro dessa cidade e do nosso estado. Com o futuro que a gente vai ter a oportunidade de construir junto. Com o futuro em que a gente vai poder ver oportunidades sendo geradas, o fortalecimento da atividade do turismo, que faz de Tamandaré um verdadeiro celeiro de oportunidades para todo o estado de Pernambuco, e a gente tem como ajudar muito nisso”, afirmou João Campos.

Juntamente com o pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos) e o deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos), que mantém uma parceria político-eleitoral com Carrapicho, João Campos destacou a importância de buscar parcerias com o Governo Federal para viabilizar obras de grande impacto para a região, como a duplicação da PE-60. O pré-candidato lembrou que, quando Eduardo Campos era governador, um trecho da rodovia, entre o Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca, chegou a ganhar faixas adicionais, melhorando o mobilidade no acesso a um dos principais polos econômicos do estado.

“Você, Silvinho, que foi ministro do presidente Lula, eu que sou presidente nacional de um partido, estou muito em Brasília e sei que é possível realizar grandes sonhos com trabalho, com compromisso e com vontade de fazer. Um desses sonhos, que não dá pra adiar e jogar para frente, que é preciso ser feito e tem como ser feito, é realizar a duplicação da PE-60 para todo o Litoral Sul de Pernambuco. Isso tem um impacto muito grande na vida das pessoas, na vida de quem passa, de quem circula, na atividade econômica, na atividade econômica de tantas áreas do Litoral Sul, que vão desde atividades históricas, como a monocultura do açúcar, até o desenvolvimento do turismo, da indústria, de um novo polo industrial que se consolida no Litoral Sul de Pernambuco e que precisa cada vez mais de infraestrutura”, elencou.

Leia mais

Governo de Pernambuco entrega 70 novas viaturas e mais de 5,5 mil armamentos

Ao todo, foram entregues 90 veículos para as forças de segurança de Pernambuco /Foto: Bartô Leonel / DP Vida Urbana
Ao todo, foram entregues 90 veículos para as forças de segurança de Pernambuco (Foto: Bartô Leonel / DP Vida Urbana)

Além das viaturas e dos armamentos, foram entregues nesta sexta (05) sete caminhões para o Corpo de Bombeiros e mais de 1,1 mil equipamentos de proteção individual (EPIs)

A governadora Raquel Lyra entregou nesta sexta-feira (5) um pacote de investimentos para a segurança pública do estado de Pernambuco. Entre os equipamentos que foram repassados para os agentes das forças de segurança, estão: 70 novas viaturas para Polícia Militar, mais de 5,5 mil novos armamentos e sete novos caminhões para o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE).

Além disso, também foram entregues no evento, que aconteceu no Palácio do Campos da Princesas, no Recife, mais de 1,1 mil equipamentos de proteção individual (EPIs) para os agentes, como botas, capacetes, entre outros acessórios.

“Temos um trabalho permanente de garantia de condições para que os nossos operadores da segurança pública possam trabalhar com eficiência e segurança. Por isso, estamos entregando mais de 5,5 mil novos armamentos, novas viaturas, além de equipamentos de proteção individual”, destacou a governadora.

A entrega dos equipamentos e dos veículos, que totalizam 90, faz parte de uma ação do programa Juntos pela Segurança que serão destinados à Polícia Militar, à Polícia Civil e ao CBMPE.

De acordo com o governo estadual, os investimentos totalizam R$ 37 milhões, dinheiro oriundo do Fundo Nacional de Segurança Pública e de recursos do próprio estado.

“As entregas feitas nesta sexta (5) são muito relevantes para o nosso estado, pois estamos dando o ‘start’ na renovação das viaturas. Ao todo no estado, temos 1.108 viaturas. Não conseguimos fazer a troca de todas de uma vez, porque tem todo o processo de entrega da Chevrolet e da adaptação dos carros. Porém, em cerca de três meses, deveremos estar com toda a frota trocada”, enfatizou o secretário da Defesa Social de Pernambuco, Alessandro Carvalho.

Outro ponto de destaque do secretário foi a chegada de 100 fuzis para a corporação, que juntaram aos 700 entregues no final do ano passado.

Leia mais

CNH sem autoescolas: Procura pela 1ª CNH dispara em Pernambuco e atinge 80 mil processos em quatro meses

Exame toxicológico será obrigatório também para candidatos à primeira habilitação a partir de 8 de junho – JAILTON JR./JC IMAGEM

A busca pela primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em Pernambuco atingiu patamares históricos no início de 2026. Nos primeiros quatro meses de 2026, o Estado registrou o início de 80 mil novos processos de primeira habilitação, um volume impressionante que já se aproxima do total contabilizado durante todo o ano de 2025.

A procura é atribuída às recentes mudanças promovidas pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) por meio do programa CNH Brasil, que flexibilizou a formação dos condutores brasileiros sob o argumento de democratizar o acesso à habilitação ao reduzir drasticamente os custos e a complexidade das etapas.
O aumento na demanda — que chegou a ser dez vezes maior do que o volume habitual quando analisado apenas o início do processo diretamente no aplicativo CNH do Brasil — chegou a gerar, inclusive, um congestionamento no sistema estadual.

Para lidar com esse cenário, o novo presidente do Detran-PE, Renato Hayashi, destacou que o órgão está operando no limite de sua capacidade, contando com apenas 1.157 servidores ativos e sem a realização de concursos públicos há anos. Como medida paliativa, o departamento ampliou o horário de atendimento e passou a realizar exames práticos aos sábados. O novo presidente do Detran-PE participou do debate da Rádio Jornal nesta quarta-feira (3/6).

EXIGÊNCIA DE USO DE DUPLO COMANDO NOS CARROS PARA A PROVA PRÁTICA

Mesmo diante da pressão por agilidade diante do aumento da demanda, o Detran-PE está mantendo uma postura rígida quanto à segurança nas provas práticas. Apesar de a Senatran ter sinalizado a possibilidade de uso de carros particulares nos testes, o órgão estadual está exigindo – e pretendo manter a exigência – o uso de veículos com duplo comando (freio e embreagem auxiliar para o instrutor/examinador) nas provas práticas.

“O carro particular sem esse duplo comando é um risco de morte para o candidato, para o examinador e para a sociedade. Por isso, estamos exigindo e vamos manter a obrigatoriedade. Tanto para as provas com carros de autoescola – como é atualmente -, quanto para os carros particulares, uso que iremos liberar em breve”, afirmou Renato Hayashi, lembrando que a prova prática no Detran-PE agora é mista, incluindo um percurso obrigatório em via pública, no trânsito real.

FLEXIBILIZAÇÃO DA FORMAÇÃO E A CHEGADA DO EXAME TOXICOLÓGICO OBRIGATÓRIO 

Durante o debate, o novo presidente do Detran-PE lembrou que as novas diretrizes nacionais transformaram o processo de formação: a obrigatoriedade de aulas teóricas presenciais foi substituída por cursos via aplicativo e a carga horária de aulas práticas foi reduzida de 20 horas para apenas duas horas. No entanto, essa flexibilização não resultou em facilidade na aprovação. Segundo o Detran-PE, a taxa de reprovação permanece estável, muitas vezes causada pela ansiedade.

Leia mais

De “elefante branco” a parque: obras esquecidas da Copa ganham novos prazos em Pernambuco

Arena de Pernambuco fica em São Lourenço da Mata, no Grande Recife/Foto: Rafael Vieira/DP Foto
Arena de Pernambuco fica em São Lourenço da Mata, no Grande Recife (Foto: Rafael Vieira/DP Foto)

Intervenções incluem a reforma do Terminal de Camaragibe e o fim do “elefante branco” da Caxangá; contratos do projeto de navegabilidade do Rio Capibaribe continuam suspensos

O plano de ações anunciado para a Copa do Mundo de 2014 incluía a construção da Cidade da Copa, da arena em São Lourenço da Mata, e vários projetos de melhoria na mobilidade urbana.

A não concretização desses projetos foram tema de reportagem do Diario de Pernambuco na última segunda-feira (1º)

Em nota, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH) e da Companhia Estadual de Habitação e Obras (CEHAB-PE), informou que trabalha na retomada de obras de mobilidade e segurança que estavam paralisadas há 12 anos. De acordo com a gestão estadual, os investimentos nos projetos em andamento superam os R$ 150 milhões.

No Ramal da Arena Pernambuco, o Executivo concluiu os serviços no Viaduto 2 e no Eixo 10 mil. Segundo o governo, os trabalhos atuais estão concentrados na ligação viária até a Avenida Belmino Correia, em Camaragibe, que atingiu 80% de execução, e no Eixo 5 mil. Conforme a SEDUH, essas duas intervenções somam mais de R$ 51 milhões em investimentos e estão previstas para serem finalizadas no segundo semestre de 2026.

Outra intervenção herdada da Copa de 2014, é o Terminal Integrado de Camaragibe. Segundo a gestão estadual, o tesouro estadual destinou R$ 29,8 milhões para a reforma do espaço, que passará a contar com novas plataformas, praça de alimentação e adequações de acessibilidade.

A estimativa do Estado é que a capacidade de atendimento passe de 60 mil para 72 mil usuários diários. Em razão das obras, o terminal está temporariamente interditado, o que alterou a operação das linhas de ônibus para paradas provisórias e novos pontos de retorno.

Já em relação ao “elefante branco da Avenida Caxangá”, o governo afirma que “assumiu a análise técnica” para retomar o projeto da Estação BRT do Elevado Bom Pastor, um investimento de R$ 17,3 milhões na área.

Leia mais

Governo de Pernambuco garante 18 mil toneladas de fertilizantes para agricultura familar canavieira

Foto: Ed Machado/Governo de Pernambuco

O Governo de Pernambuco, por meio do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), iniciou o processo de aquisição de 18 mil toneladas de fertilizante mineral, através do Sistema de Registro de Preços (SRP), com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar canavieira da Zona da Mata do estado. A iniciativa visa beneficiar agricultores e agricultoras familiares, assentados da reforma agrária e pequenos produtores de cana-de-açúcar com produção anual de até 5 mil toneladas por safra.

“Estamos garantindo apoio a quem produz, gera emprego e movimenta a economia do Estado. A aquisição desses fertilizantes é uma ação estratégica para fortalecer a agricultura familiar canavieira, ampliar a produtividade no campo e assegurar melhores condições para milhares de famílias pernambucanas. Nosso compromisso é seguir investindo no desenvolvimento rural, com ações que gerem oportunidades, renda e mais qualidade de vida para a população”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

A ação ocorre em um momento estratégico para o setor sucroenergético pernambucano, que enfrenta desafios decorrentes do aumento dos custos de produção, especialmente dos fertilizantes, impactados pelo cenário econômico internacional e pela elevação dos preços dos insumos agrícolas. Esse contexto tem comprometido a capacidade produtiva de milhares de famílias rurais, tornando necessárias medidas de apoio para garantir a continuidade da atividade e a sustentabilidade da produção.

“Essa iniciativa demonstra o compromisso do Governo de Pernambuco, sob a liderança da governadora Raquel Lyra, com o fortalecimento da agricultura familiar e com os milhares de pequenos produtores de cana-de-açúcar da Zona da Mata. Estamos trabalhando para garantir que os agricultores tenham acesso aos insumos essenciais para manter a produtividade, gerar renda e fortalecer a economia rural do nosso Estado”, destacou o presidente do IPA, Epaminondas Martins.

O fertilizante NPK 14-00-18 foi selecionado com base em critérios técnicos e recomendações agronômicas específicas para a cultura da cana-de-açúcar na Zona da Mata. Sua utilização contribuirá para a recuperação da fertilidade dos solos, a manutenção da produtividade dos canaviais e o aumento da eficiência produtiva das propriedades rurais. A iniciativa atende a uma demanda apresentada ao Governo de Pernambuco por entidades representativas do setor, como a Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP) e o Sindicato dos Cultivadores de Cana de Pernambuco (Sindicape), que reivindicaram medidas de apoio para garantir aos pequenos produtores o acesso aos insumos necessários para a próxima safra.

Além de fortalecer a produção agrícola, a iniciativa terá impacto social e econômico significativo, contribuindo para a geração de renda no campo, a manutenção de empregos e o fortalecimento da cadeia produtiva da cana-de-açúcar na Zona da Mata. A ação beneficiará cerca de 10 mil pequenos produtores, ampliando o acesso a insumos essenciais e reforçando a agricultura familiar, a segurança alimentar e o desenvolvimento rural sustentável.

Com informações da assessoria*