Carnaval é tempo de oportunidades para quem quer ganhar dinheiro.

 (Foto: Beatriz Pereira)
Foto: Beatriz Pereira

Período traz novas alternativas para quem quer ganhar uma renda extra.

Época muito aguardada pelos brasileiros para curtir a festa, ou simplesmente viajar, o carnaval também é uma época que traz muitas oportunidades para os empreendedores, tanto para quem deseja ganhar dinheiro extra ou começar a empreender durante a folia.
Para o carnaval 2025, a expectativa da Prefeitura do Recife é de atrair mais de 3,5 milhões de foliões durante os seis dias de festa. Com isso, a gestão municipal espera que a folia na capital movimente R$ 2,7 bilhões na economia local. Já em Olinda, de acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação, Tecnologia e Turismo, a expectativa é de que cerca de 4 milhões de pessoas participem das festividades em 2025. O evento deve movimentar R$ 400 milhões na economia da cidade.
Com o grande fluxo de turistas e foliões nas ruas, uma oportunidade para aproveitar esse período, além da venda de alimentos e bebidas, é a produção de adereços e itens de fantasia, pois grande parte dos foliões acaba deixando esses detalhes para a última hora.
Para quem quer empreender no carnaval, mas ainda não deu o passo inicial, o analista do Sebrae-PE, Omero Galdino, destaca que uma das principais iniciativas é encontrar o nicho desejado para atuar. Ele orienta também que observar qual a necessidade das pessoas durante o carnaval pode trazer oportunidades.
Entre as principais tendências de mercado para empreender no carnaval, de acordo com o analista do Sebrae-PE, estão as áreas da beleza, alimentação e bebidas, venda de adereços, confecção de abadá ou até mesmo aluguel de fantasias. Ele diz que além de ter uma boa presença nas redes sociais, é importante gerenciar bem o estoque dos produtos, de acordo com a demanda do público, com antecedência para ter um melhor retorno financeiro.
Para se destacar diante da concorrência, uma dica do analista é oferecer algo diferenciado ao público. “Por exemplo, pensar em trazer algo personalizado, algo exclusivo, como fantasias especiais e drinks temáticos. É importante também pensar na agilidade do atendimento ao cliente para que ele tenha a melhor experiência”, orienta.
FANTASIA, ADEREÇOS E MUITO BRILHO
Foi com o intuito de empreender e exercitar a criatividade que a jornalista recifense Amanda Miranda, de 32 anos, criou a loja Vamo Brilhar em 2018. A ideia nasceu com a ideia de custear o desfile da troça com amigos que ela criou junto com os amigos.
“Para arcar com os custos do bloco, vendemos kits com glitter, um porta-cerveja e fantasia, produtos feitos por nós e pela minha mãe. Foi assim que percebi que poderia expandir as criações com peças diversas e abri, despretensiosamente, uma conta no Instagram. A troça só desfilou naquele ano, mas depois me vi pesquisando referências e já imaginando como seria o próximo carnaval da Vamo Brilhar”, conta.
Com o sucesso inicial da loja, a empreendedora começou a investir também em peças com novos materiais como miçangas, paetês e tecidos, durante a pandemia. “O ticket médio quase dobrou no carnaval de 2023, em comparação com o último antes da pandemia. Isso também fez com que a durabilidade dos produtos aumentasse muito e, por isso, a procura. Hoje, tenho uma base de clientes que procuram as novidades ano a ano. Na última feira em que estive, por exemplo, uma pessoa me disse que usa a mesma ombreira desde 2023 e ela está intacta”, disse. De acordo com ela, apostar na qualidade dos produtos desperta a confiança das pessoas em fazer novas compras.
Compartilhe:

Deixe um comentário