
Presidente Lula apresentou iniciativas para os municípios, como o aumento dos repasses do FPM, a desoneração da folha salarial, e programas como Pé de Meia, Mais Médicos, Minha Casa, Minha Vida, dentre outros.
Pernambuco foi representado por 120 prefeitos no Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília, nesta terça-feira (11). O evento, organizado pelo Governo Federal, contou com a presença do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), ministros, deputados e prefeitos de todo o país. O encontro acontece até a quinta-feira (13).
No discurso de abertura, Lula apresentou iniciativas para os municípios, como o aumento dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), a desoneração da folha salarial, e programas como Pé de Meia, Mais Médicos, Minha Casa, Minha Vida, dentre outros.
O petista também reafirmou seu compromisso com o municipalismo, independente de filiação partidária.
“Enquanto eu for presidente da República, nenhum prefeito ou prefeita vai ser discriminado por partido político ou por não ter votado em mim. Nós faremos para o povo, que escolheu o seu representante nas urnas”, declarou.
Os gestores estão aproveitando a articulação entre poderes para avançar pautas municipais. Entre as principais propostas, está a criação da comissão da PEC 66, que prevê o parcelamento de dívidas previdenciárias e um novo modelo para a quitação de precatórios.
Também em Brasília, o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Marcelo Gouveia, ressaltou a importância do encontro para assegurar que os interesses das gestões municipais sejam contemplados nas decisões nacionais.
“Essa aproximação entre os prefeitos e o governo federal é fundamental para garantir avanços concretos nas pautas municipalistas. Estamos atentos às oportunidades e buscando soluções que fortaleçam nossas cidades”, disse Gouveia.
Por: Diario de Pernambuco.


