A prefeitura visa criar ações que promovam a reabilitação do Centro do Recife (Foto: Edson Holanda/ Prefeitura do Recife)
Iniciativa reúne ações de retrofit, habitação, dinamização econômica e mobilidade, consolidando o Recentro como referência nacional em requalificação urbana.
A Prefeitura do Recife apresentou, nesta quarta-feira (9), plano estratégico de desenvolvimento para a área central da cidade, intitulado “O Centro do Recife na Rota do Futuro”. O objetivo é que o plano seja aplicado na área que compreende os bairros de Santo Antônio, São José, Cabanga e Ilha Joana Bezerra, e uma zona mais concentrada no núcleo mais antigo dos bairros da Boa Vista e Santo Amaro.
De acordo com a gestão municipal, as estratégias têm como base Habitabilidade, Mobilidade ativa, Dinamização econômica e Desenvolvimento social e cultural. A prefeitura visa criar ações que promovam a reabilitação do Centro do Recife com a atração de investimentos para a região. Estão inclusas revitalização de prédios históricos, consolidação da Lei do Recentro, que concede benefícios fiscais para quem realiza a restauração de imóveis, e ampliação de ações de retrofit tanto para a criação de residenciais quanto para uso comercial.
“Quando criamos o Gabinete do Centro já tínhamos o propósito de dar atenção a essa região tão importante da nossa cidade. Este plano, mais do que um projeto urbano, é uma declaração de amor ao coração do Recife e um compromisso com o futuro. Ele é um marco que reafirma a vocação recifense como cidade de vanguarda, projetada para liderar as discussões sobre urbanismo sustentável, inclusão e resiliência em tempos de crise climática e social. Tenho certeza que novidades virão em breve, muita coisa boa para o centro da cidade. Viva o nosso centro!”, afirmou o prefeito João Campos.
Para confeccionar o plano foi realizada uma pesquisa qualitativa com 12.500 pessoas, além de workshop com especialistas, reuniões setoriais, entrevistas com lideranças locais e uma pesquisa quantitativa de percepção junto à população do Recife.
Este banco de dados gerados a partir das pesquisas, revelam desafios como a insegurança, mas a gestão diz que também vê oportunidades na região central da capital pernambucana, como o crescente interesse em residir no Centro do Recife, perto do local de trabalho.
Os planos de revitalização do Centro que já foram implantados nas cidade de Quito (Equador), Nantes (França), Medelim (Colômbia), Porto (Portugal) e no Rio de Janeiro trouxeram para o Plano do Centro do Recife lições e idéias para serem adaptadas e implementadas.
A Prefeitura do Recife destaca que uma iniciativa que serve de exemplo é o Edificio Sertã, localizado na Avenida Guararapes, que transformou antigas salas comerciais em 16 apartamentos de 70 a 140 m2. Outro exemplo é Yolo, acrônimo de You Only Live Once, surge no Centro do Recife como um conceito inovador de moradia compartilhada. O empreendimento contará com 225 unidades habitacionais de aproximadamente 25 m2, além de lojas e serviços.
Recentro
Como medida de diminuir a violência no Centro da capital e manter a preservação, a prefeitura tem realizado diversas ações no Centro como iluminação de LED, pedestrianização das ruas, limpeza e infraestrutura urbana, drenagem, pavimentação, pintura, ordenamento do comércio popular e colocação de mobiliários nos principais corredores de comércio.
Também tem realizado a concessão de benefícios fiscais através da Lei do Recentro, requalificação de praças, ativação de eventos como o Viva Guararapes, feirinhas como a da Aurora, que geram emprego e renda.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Manage Cookie Consent
To provide the best experiences, we use technologies like cookies to store and/or access device information. Consenting to these technologies will allow us to process data such as browsing behavior or unique IDs on this site. Not consenting or withdrawing consent, may adversely affect certain features and functions.
Functional
Sempre ativo
The technical storage or access is strictly necessary for the legitimate purpose of enabling the use of a specific service explicitly requested by the subscriber or user, or for the sole purpose of carrying out the transmission of a communication over an electronic communications network.
Preferences
The technical storage or access is necessary for the legitimate purpose of storing preferences that are not requested by the subscriber or user.
Statistics
The technical storage or access that is used exclusively for statistical purposes.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.