
A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), por meio da Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde e Atenção Primária (SEVSAP), iniciou o processo de implantação do Centro de Inteligência em Saúde (CIS-PE), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
Na última segunda-feira servidores de todas secretarias executivas da SES-PE já participaram de uma oficina voltada para estabelecimento do mecanismo.
Com um núcleo técnico especializado, o Centro reunirá, integrará e interpretará dados estratégicos, transformando informações complexas em conhecimento aplicável.
O resultado será um sistema de saúde mais ágil, eficiente e capaz de responder com precisão aos desafios e oportunidades do setor.
“O Centro de Inteligência em Saúde é um passo importante para Pernambuco. Mas não adianta termos as melhores tecnologias sem investir na preparação da equipe, e essa oficina cumpre esse papel de fortalecer o SUS e aprimorar a tomada de decisão em saúde”, disse Renan Freitas, secretário-executivo de Vigilância em Saúde e Atenção Primária a Saúde.


