CNH do Brasil: Detran-PE emite primeiros documentos do novo padrão nacional no estado

Primeiros condutores recebem a nova CNH no padrão nacional em Pernambuco. solenidade aconteceu no auditório da sede do Detran-PE
Ascom Detran-PE/Divulgação

Pernambuco passa a seguir modelo da Senatran, que garantem mais segurança e integração

O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) passa a oferecer todos os serviços relacionados à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) dentro do novo padrão nacional estabelecido pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

A mudança marca a adesão oficial do estado ao modelo chamado “CNH do Brasil”, que promete mais segurança, modernização e integração entre os sistemas de trânsito do país.

As primeiras carteiras emitidas dentro do novo formato foram entregues oficialmente em solenidade realizada nesta quinta-feira (12), no auditório da sede do Detran-PE, no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife.

O que muda com a nova CNH em Pernambuco
Com a adequação ao padrão nacional, todos os serviços ligados à habilitação, como primeira CNH, renovação, segunda via e alteração de dados, passam a seguir integralmente as diretrizes federais. A atualização também envolve projetos tecnológicos, sistemas internos e procedimentos administrativos.

Segundo o diretor-presidente do Detran-PE, Vladimir Lacerda, o alinhamento fortalece a credibilidade da instituição e amplia os benefícios à população.

“Estamos avançando na entrega de um serviço de habilitação cada vez mais integrado ao padrão nacional, com processos, projetos e sistemas alinhados às normas da Senatran”, destacou.

Mais segurança jurídica e eficiência
De acordo com o órgão, a padronização garante maior segurança jurídica, uniformidade nos procedimentos e eficiência no atendimento aos cidadãos pernambucanos. Para o diretor-geral do Detran-PE, Bruno Santos, a harmonização dos fluxos eleva o nível de segurança e fortalece a integração dos sistemas.

“A harmonização dos procedimentos ao padrão nacional eleva o nível de segurança e eficiência do processo de habilitação, além de fortalecer a integração dos sistemas e a qualidade do atendimento prestado à população”, afirmou.

Transição exigiu reestruturação interna
O diretor de Operações do departamento, Renato Hayashi, ressaltou que a implementação das mudanças exigiu planejamento rigoroso e compromisso institucional.

Segundo ele, a transição não se limitou à atualização tecnológica, mas envolveu uma reestruturação completa de fluxos, rotinas e procedimentos administrativos, respeitando a legislação federal vigente.

Ainda conforme o órgão, com a adesão à CNH do Brasil, o Detran-PE consolida a integração ao sistema nacional de trânsito e reforça o compromisso com a modernização dos serviços públicos no estado.

Por Marta Souza

Compartilhe:

Deixe um comentário