Segundo avião da FAB decola neste sábado (27) com ajuda para a Venezuela

Governo brasileiro enviou missão humanitária para a Venezuela/DIVULGAÇÃO/CORPO DE BOMBEIROS DE SÃO PAULO
Governo brasileiro enviou missão humanitária para a Venezuela (DIVULGAÇÃO/CORPO DE BOMBEIROS DE SÃO PAULO)

Voo humanitário levará hospital de campanha e purificadores de água para atender às vítimas do terremoto que atingiu o país

O governo brasileiro vai enviar neste sábado (27) à Venezuela o segundo voo humanitário da Força Aérea Brasileira (FAB) para atender às vítimas do terremoto que atingiu o país. A decolagem está prevista para às 11h, na Base Área do Galeão, no Rio de Janeiro.

A aeronave KC-390 Millennium vai levar um hospital de campanha da Marinha e 100 purificadores de água com painel solar. O equipamento tem a capacidade de tratar 5 mil litros por dia. E 48 militares da Marinha também estarão a bordo.

A operação de ajuda humanitária foi autorizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e faz parte dos esforços internacionais para envio de auxílio ao governo venezuelano.

De acordo com o governo da Venezuela, o número de mortos subiu para 920 nesta sexta-feira (26), e o de feridos chegou a 3.360. Além disso, 172 pessoas continuam presas sob os escombros e mais de 4.000 estão desalojas.

Primeiro voo
O primeiro voo com ajuda humanitária brasileira chegou nesta sexta-feira (26). A aeronave da FAB saiu da Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, com 44 militares e 12 toneladas de equipamentos.

Terremoto
Na quarta-feira (24), um terremoto de magnitude 7,2 na escala Richter atingiu área de aproximadamente 160 quilômetros (km) a oeste de Caracas, seguido, menos de um minuto depois, por um tremor de magnitude 7,5, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

O terremoto de magnitude 7,5 foi o mais forte enfrentado pela Venezuela desde 1900.

O país fica na fronteira entre as placas tectônicas do Caribe e da América do Sul e sofreu terremotos devastadores, incluindo um que matou cerca de 30 mil pessoas em 1812.

Agência Brasil

Compartilhe:

Governo lançará renegociação de dívidas do MEI com 70% de desconto, diz procuradora

MEI deve informar o faturamento anual bruto de sua empresa/MARCELLO CASAL JR / AGÊNCIA BRASIL
MEI deve informar o faturamento anual bruto de sua empresa (MARCELLO CASAL JR / AGÊNCIA BRASIL)

Público-alvo são 3,5 milhões de MEIs, micro e pequenas empresas com débitos de até R$ 20 mil. Governo espera negociar R$ 12,4 bilhões

O governo vai lançar, nos próximos dias, um edital de renegociação de dívidas do Microempreendedor Individual (MEI) com até 70% de desconto e parcelamento em até 145 meses. O público-alvo são 3,5 milhões de MEIs, micro e pequenas empresas com débitos de até R$ 20 mil. Ao todo, o governo espera negociar R$ 12,4 bilhões.

“Percebemos um aumento crescente de MEIs inscritos em dívida ativa, seja porque nem sabiam que tinham que pagar, ou porque não tinham condições. São dívidas com ticket muito pequeno, se você comparar com o estoque da dívida ativa, mas são dívidas importantes para aquela pessoa”, afirmou a procuradora-geral da Fazenda Nacional (PGFN), Anelize Almeida, ao Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

A procuradora afirmou que a transação tributária faz uma análise individualizada e tem condições diferentes para cada contribuinte. “Não é todo mundo que vai ter 145 meses ou 70% de desconto. A análise é individualizada, e por isso que ela gera um compromisso maior no pagamento e reduz o risco moral do inadimplemento”, acrescentou.

Ampliação do limite de faturamento

Na última sexta-feira (26), o ministro do Planejamento e Orçamento, Bruno Moretti, informou que o governo federal estuda elevar o limite de faturamento do microempreendedor individual (MEI) dos atuais R$ 81 mil para a faixa entre R$ 130 mil e R$ 140 mil por ano.

Segundo ele, a proposta deve ser enviada ao Congresso nos próximos dias pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com o objetivo de recompor a inflação acumulada ao longo de quase uma década sem reajustes.

A mudança no valor deverá ser implementada de forma escalonada entre 2027 e 2028, de forma a evitar comprometer o equilíbrio das contas públicas.

Agência Estado e Agência Brasil

Compartilhe:

A 100 dias do 1º turno: veja como está o cenário da eleição presidencial

Os levantamentos mais recentes do Datafolha e da Genial/Quaest mostram Lula à frente tanto no primeiro quanto no segundo turno -  (crédito: Fotos; Divulgação)
Os levantamentos mais recentes do Datafolha e da Genial/Quaest mostram Lula à frente tanto no primeiro quanto no segundo turno – (crédito: Fotos; Divulgação)

A exatos 100 dias das eleições de 2026, o cenário da disputa presidencial entra em uma nova fase. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) consolidou a liderança nas pesquisas de intenção de voto, enquanto o senador Flávio Bolsonaro (PL), principal nome da oposição, perdeu fôlego após semanas marcadas por desgaste político.

Os levantamentos mais recentes do Datafolha e da Genial/Quaest mostram Lula à frente tanto no primeiro quanto no segundo turno. As pesquisas também indicam uma queda nas intenções de voto de Flávio Bolsonaro, que até o mês passado vinha reduzindo a distância para o presidente e chegou a aparecer tecnicamente empatado em algumas simulações.

A perda de espaço de Flávio Bolsonaro coincide com a divulgação de reportagens do Intercept Brasil sobre mensagens e áudios que reveleram pedido de recursos ao banqueiro Daniel Vorcaro para financiar o filme Dark Horse, biografia do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Segundo a publicação, cerca de R$ 61 milhões teriam sido destinados à produção entre fevereiro e maio de 2025 por meio de um fundo nos Estados Unidos ligado a aliados da família Bolsonaro. O caso passou a ocupar espaço no debate político e aumentou a pressão sobre a campanha do senador.

No Datafolha, Lula registra 41% das intenções de voto no primeiro turno, contra 31% de Flávio Bolsonaro. Os demais candidatos aparecem distantes, todos com até 3% das preferências do eleitorado. Brancos e nulos somam 7%, enquanto 4% dos entrevistados ainda se declaram indecisos.

Na simulação de segundo turno, o presidente tem 47% das intenções de voto, contra 43% do senador do PL, diferença de quatro pontos percentuais, mesma vantagem observada no levantamento anterior.

A pesquisa também mostra uma forte polarização. Lula e Flávio lideram, mas também concentram os maiores índices de rejeição. O senador é rejeitado por 48% dos eleitores, enquanto 46% afirmam que não votariam no atual presidente.

Leia mais

Compartilhe:

Governo de Pernambuco inaugura creche para 324 crianças em Camaragibe

A governadora Raquel Lyra entregou o Centro de Educação Infantil (CEI) José Maria Cabral Corrêa, em Camaragibe/Foto: Yacy Ribeiro/Secom
A governadora Raquel Lyra entregou o Centro de Educação Infantil (CEI) José Maria Cabral Corrêa, em Camaragibe (Foto: Yacy Ribeiro/Secom)

Com investimento de R$ 5,4 milhões, o Centro de Educação Infantil José Maria Cabral Corrêa é a sétima unidade entregue pelo programa Juntos pela Educação

A governadora Raquel Lyra entregou, nesta sexta-feira (26), o Centro de Educação Infantil (CEI) José Maria Cabral Corrêa no município de Camaragibe, localizado na Região Metropolitana do Recife. A unidade recebeu o investimento de cerca de R$ 5,4 milhões, entre obra e equipagem, e possui capacidade para atender até 324 crianças da Educação Infantil.

De acordo com a administração estadual, o prédio conta com dez salas de aula, sala multiuso, fraldário, sala de amamentação, cozinha, solário, ambientes administrativos e estrutura acessível.

“Cada unidade representa mais oportunidades para as crianças, tranquilidade para as mães e geração de empregos para a comunidade. Ao lado do prefeito Diego Cabral, seguimos realizando sonhos antigos da cidade, com investimentos em educação, infraestrutura, pavimentação, recuperação de estradas e tantas outras obras que melhoram a vida das pessoas”, declarou Raquel Lyra.

Essa é a sétima unidade entregue pela gestão. Segundo o governo estadual, o equipamento integra o programa Juntos pela Educação, que funciona por Regime de Colaboração com os municípios. No modelo, o Estado é responsável pela construção, equipagem e financiamento do primeiro ano de funcionamento das unidades, enquanto os municípios assumem a gestão das creches.

“Camaragibe nunca recebeu tantos investimentos em tão pouco tempo. A entrega desta creche representa um compromisso com as famílias da nossa cidade e com o futuro das nossas crianças. Seguiremos trabalhando com a gestão estadual para transformar Camaragibe e garantir mais qualidade de vida para a nossa população”, pontuou o prefeito, Diego Cabral.

De acordo com o governo, a política estadual voltada à educação infantil tem como foco a redução do déficit de vagas em creches e pré-escolas, apoiando os municípios na ampliação da oferta e fortalecendo a capacidade de atendimento à população pernambucana.

Pavimentação

Além da unidade de ensino, o Governo de Pernambuco formalizou a entrega de 15 ruas pavimentadas com piso intertravado em Camaragibe. A ação foi realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), por meio de um convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Camaragibe, e é resultado de um investimento de R$ 10 milhões.

As vias concluídas ficam nos bairros de Timbi (ruas dos Médicos, dos Sociólogos e Nova Olímpia), Céu Azul (ruas dos Vigilantes, Luís Carlos da Fonseca e Castro Alves), Jardim Primavera (ruas Londrina e Campos Sales), São João e São Paulo (ruas do Livramento e São José da Laje), Tabatinga (rua Elias Pereira), Bondade de Deus (rua Redentor), Santana (rua São Braz), Bairro Novo do Carmelo (rua Santa Luísa) e Bairro dos Estados (rua Nova Londrina).

Diario de Pernambuco

Compartilhe:

IPTU premiado: contribuinte tem até este sábado para concorrer

A Prefeitura de Afogados ampliou para este sábado (27) o prazo para os contribuintes quitarem seus débitos e assim poderem concorrer aos prêmios que serão sorteados nesse domingo.

O setor de tAributação da Prefeitura estará aberto neste sábado, das 9h ao meio-dia, para atendimento ao contribuinte. O IPTU premiado irá sortear um Fiat Argo 0 km, duas motos Shineray, dois refrigeradores e dois televisores. O sorteio ocorre no domingo (28), em frente à catedral do senhor bom Jesus dos remédios, a partir das 19h.

Compartilhe:

Prefeitura de Afogados promove sorteio do IPTU premiado neste domingo


Acontece neste domingo (28), a partir das 19h, o sorteio do IPTU premiado referente ao ano fiscal 2025.

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira, com a iniciativa, busca premiar contribuintes que estejam em dia com os tributos municipais.

De acordo com a Secretária Municipal de Finanças, Lúcia Gomes, a campanha foi um sucesso, com muitos contribuintes, nessa reta final, se dirigindo à Prefeitura para quitar os seus débitos e assim poder concorrer.

O sorteio ocorre logo após a missa dominical, em frente à catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios.

Serão sorteados um Fiat Argo 0 km, duas motos Shineray – 175 cilindradas, dois televisores em LED 32 polegadas e dois refrigeradores.

“Esse é o momento de premiarmos quem ajuda ao município, de valorizarmos quem contribui com o desenvolvimento de Afogados, pagando em dia os seus tributos,” destacou Lúcia Gomes.

De acordo com a secretaria de finanças, a campanha vem crescendo em participação. Na primeira edição em 2017, tivemos a participação de 1.742 contribuintes, e uma média de 7.000 nas duas últimas edições do
IPTU Premiado, com redução de mais de 20% na inadimplência.

Compartilhe:

Após polêmica com Flávio, Michelle Bolsonaro diz que “não tem raiva de ninguém”

Michelle Bolsonaro publicou vídeos com críticas aos filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro
Foto: Reprodução / Instagram

Ex-primeira-dama disse ainda que “uma nova história será escrita com verdade, clareza e respeito”

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro afirmou, em numa rede social, que não “tem raiva de ninguém” e que “não há briga nem competição”. A manifestação ocorreu após a repercussão do episódio que expôs divergências públicas entre a ex-primeira-dama e o senador Flávio Bolsonaro.

“Para ficar claro: eu não tenho raiva de ninguém. Apenas esclareci uma situação que estava sendo deturpada”, escreveu Michelle.

Na mensagem, ela procurou baixar a temperatura da crise e reforçou a necessidade de união da oposição contra o governo Lula. “Vamos todos trabalhar juntos para derrotar o atual desgoverno. Não há briga, nem competição”, afirmou.

Michelle também reclamou do que classificou como uso de trechos de sua fala fora de contexto. Segundo ela, a distorção teria criado confusão sobre sua posição no episódio. “Peço apenas que não retirem trechos da minha fala de contexto para gerar confusão”, disse.

A ex-primeira-dama disse ainda que “uma nova história será escrita com verdade, clareza e respeito”.

Por Agência O Globo

Compartilhe:

Pernambuco reduz expediente das repartições estaduais para jogo do Brasil na segunda-feira (29)

Seleção brasileira entra em campo às 14h contra o segundo colocado do Grupo F, ainda não definido
Foto: Yacy Ribeiro/Secom

Servidores estaduais encerrarão às atividades ao meio-dia, duas horas antes da partida

Pernambuco vai reduzir o expediente das repartições públicas estaduais e entidades da administração direta e indireta na segunda-feira (29), devido ao jogo do Brasil pela segunda fase de confrontos da Copa do Mundo 2026.

A Seleção Brasileira entra em campo às 14h contra o segundo colocado do Grupo F, adversário ainda não definido.

Com a determinação, os servidores estaduais encerrarão às atividades ao meio-dia, duas horas antes da partida.

A informação foi divulgada pela governadora do estado, Raquel Lyra, nas redes sociais, e pela gestão estadual em nota divulgada nesta quinta-feira (25).

De acordo com o governo de Pernambuco, as exceções são para os serviços considerados indispensáveis.

O Brasil se classificou em primeiro lugar no Grupo C após partida contra a Escócia, na noite dessa quarta-feira (24). A seleção canarinha marcou 3×0, com dois gols de Vinícius Júnior e um de Matheus Cunha.

Por Portal Folha de Pernambuco

Compartilhe:

Entenda o conflito no PL do Ceará que levou ao rompimento entre Michelle e Flávio Bolsonaro

Aliança do PL com Ciro Gomes (PSDB) no Ceará foi um dos motivos de conflito entre Michelle Bolsonaro e seus enteados
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Ex-primeira-dama disse que o senador a ‘maltratou’ e a ‘desrespeitou’ após posicionar-se contra apoio a Ciro Gomes

O vídeo divulgado por Michelle Bolsonaro nesta quarta-feira escala a crise no núcleo bolsonarista devido a discordâncias sobre o rumo político a ser adotado pelo PL no Ceará.

A ex-primeira-dama disse que o senador e pré-candidato do PL ao Planalto Flávio Bolsonaro a “maltratou” e a “desrespeitou” durante ligação.

O episódio, segundo ela, ocorreu após posicionamento contra uma aliança entre o PL e o ex-ministro Ciro Gomes (PSDB) no Ceará.

Desde dezembro, quando Flávio anunciou que o pai o havia escolhido como nome do bolsonarismo à Presidência, Michelle tem se mantido afastada do projeto político dos filhos do marido.

A relação azedou quase um mês antes do anúncio dele como pré-candidato ao Planalto devido ao contexto político cearense.

O senador classificou a postura da ex-primeira-dama como “autoritária” após Michelle se posicionar contra uma aliança costurada no Ceará para que o bolsonarismo apoiasse Ciro Gomes ao governo estadual. A ex-primeira-dama defendeu o nome do senador Eduardo Girão (Novo) neste pleito.

Nome do PL ao Senado no Ceará é outro ponto de conflito

Mas, não é apenas o apoio a Ciro que divide Michelle e Flávio. A escolha do nome do PL ao Senado no Ceará é um ponto de conflito entre o senador e a ex-primeira-dama e estará nos holofotes em evento do PL cearense que reunirá os dois no mês que vem.

O diretório do PL no Ceará deseja lançar o deputado estadual Alcides Fernandes ao Senado na chapa de Ciro. A articulação conta com o apoio de Flávio.

Leia mais

Compartilhe: